As marcas de uma mãe na vida dos filhos - Plácido de Souza Neto

As marcas de uma mãe na vida dos filhos - Provérbios 22:6.
Introdução: Como cristãos, todos nós precisamos refletir sobre o legado estamos deixando para as próximas gerações. Ao comemorar o dia das mães, devemos lembrar que toda mãe deixa marcas na vida de seus filhos, tenha ela consciência disso ou não. Algumas deixam marcas abençoadoras, outras não. A bíblia traz a história de algumas mulheres que tem muito a nos ensinar sobre esse assunto.
Joquebede – uma mãe que luta pela vida de seu filho e é capaz de ensinar a ele sua verdadeira identidade -  (Êxodo 2:1-3): Moisés, estava condenado à morte ao nascer. Ela o escondeu e elaborou um plano, colocando-o em um cesto no rio Nilo. Moisés foi encontrado pela filha do faraó, que escolheu Joquebede para o amamentar e criar. Como cristãos, precisamos lutar pela vida dos nossos filhos, numa época em que tantos defendem a morte de bebês, por meio do aborto! Moisés cresceu, foi levado ao palácio do Faraó e, mesmo depois de muitos anos vivendo entre os egípcios, tornou-se o libertador do povo hebreu. Precisamos ensinar aos nossos filhos sua verdadeira identidade diante de Deus, para que possam acertar nas escolhas decisivas na vida.
Ana – uma mãe capaz de entregar seu filho a Deus (I Samuel 1:27-28). O sonho de Ana era ter um filho. Deus lhe deu Samuel e ela foi capaz de entregá-lo para viver longe dela, servindo ao Senhor. Não podemos idolatrar nossos filhos e nem querermos fazer o papel de Deus na vida deles, pois eles não nos pertencem.
Maria – uma mãe presente (João 2:3-5 e 19:25): ela estava presente nos momentos cruciais da vida de seu filho. Ela estava lá quando Jesus operou seu primeiro milagre e no momento de sua crucificação. Uma mãe deve acompanhar de perto a vida de seu filho. Muitas mães pensam que seus filhos estão seguros porque estão dentro de casa, porém não sabem o que eles estão acessando na internet ou com quem estão se comunicando nas redes sociais em seus quartos.


Lóide – uma mãe e avó capaz de transmitir a fé através de gerações (2 Timóteo 1.5). A vida de Eunice e de Timóteo foram abençoadas pela vida de Lóide, que serviu de testemunho para eles. Toda pessoa tem um “Deus”, que pode ser o dinheiro, o trabalho, os prazeres ou o próprio “eu”. Precisamos transmitir para nossos filhos a fé no Deus verdadeiro, criador dos céus e da terra.
Noemi – Uma mãe capaz de amar quem foi gerado por outra (Rute 3:1): Noemi perdera seu marido e seus dois filhos. Tinha tudo para ser uma pessoa amargurada. Mas ela encontrou em seu relacionamento com Rute uma forma de exercer maternidade e abençoar. Mesmo sem ter gerado um filho biológico, uma mulher pode e deve exercer sua maternidade, afetiva ou espiritual.
Mas há também na bíblia exemplos negativos, de mães que cometeram erros:
Rebeca – a Uma mãe que tem filhos preferidos (Gênesis 25:28): Rebeca tinha dois filhos, Esaú e Jacó. Talvez para compensar o erro de Isaque, que preferia Esaú, Rebeca passou a preferir Jacó. Isso criou ou ampliou uma rivalidade entre os dois irmãos.
Mãe de Jabez – uma mãe que transferiu para seu filho o seu sofrimento (1 crônicas  4:9-10): a bíblia não diz o nome da mãe de Jabez, mas nos ensina que ela deu ao filho um nome que significa “filho de dores” ou “aquele que causa dores”. Quantas mães transmitem aos filhos suas frustrações com o casamento ou a igreja e geram neles verdadeira aversão à família e à fé em Cristo.
Zípora – uma mãe que tenta impedir o pai de exercer autoridade sobre seus filhos (Êxodo 4:24-25): Zípora e Moisés tinham dois filhos, Gerson e Eliézer. Um deles não havia sido circuncidado. Alguns estudiosos da bíblia afirmam que isso ocorreu por oposição de Zipora, que achava aquilo perigoso e desnecessário. A rebeldia de Zípora e a negligência de Moisés colocaram em perigo a vida deste último.
Conclusão: Não importa quais erros uma mãe tenha cometido, a boa notícia é que, se está recebendo esta palavra, ainda há tempo de abençoar seus filhos biológicos ou espirituais! Uma palavra aos filhos: não importa os erros que uma mãe tenha cometido, elas devem ser honradas, porque isso é um mandamento de Deus (Efésios 6:2-3).


Comentários