O amor que vai além - Pastora Ana Paula


O AMOR QUE VAI ALÉM

INTRODUÇÃO: Durante nossa existência fomos bombardeados por conceitos que definem o amor como apenas um sentimento. Assim quando dizemos amar alguém é porque temos um sentimento por essa pessoa. Os sentimentos são muito instáveis, e estabelecer relacionamentos a partir deles é um risco. A verdade sobre o amor, está na pessoa de Deus: Ele é amor.  Quando olhamos para bíblia veremos que o amor é muito mais do um sentimento, é uma decisão.  Uma decisão firme e constante que independe de sentir.  Não encontraremos na bíblia nada que conceitue o amor como um sentimento apenas.   O amor é a capacidade de decidir doar-se ao outro. O amor verdadeiro precisa ser capaz de ultrapassar barreiras e ir além: 

1 .  Além do Ressentimento- 2 Reis 5:1-4 – A menina anônima escrava de Naamã
A menina citada no texto, foi levada cativa por Naamã, o chefe do exército do rei da Síria. Ela tinha todos os motivos para odiá-lo, pois por causa dele, agora ela se tornou uma escrava;sem nome, sem família, sem amigos e sem perspectiva de futuro. Mas ela conhecia o amor de Deus profundamente. Estava escrava fisicamente, mas seu coração era livre.  Vendo que Naamã era leproso- doença maldita e incurável – ela indica o caminho da cura dizendo a sua senhora que se ele fosse a Israel, lá havia um homem de Deus, o profeta Eliseu que poderia curá-lo.  Naamã vai, e não apenas é curado mas reconhece o Deus de Israel como seu Deus agora.   Isso é amor!  O amor abre mão de seus argumentos e decide (não se baseia em sentir) perdoar.  Decida você também ir além do ressentimento! 

2. Além do Comodismo e Conforto Pessoal – Lucas 5:18-20, 24b – 26 -  O paralítico e seus 4 amigos
Esses 4 amigos, tiveram por este homem um verdadeiro ato de amor. Eles largaram seus interesses pessoais,e o conforto de suas casas para irem em busca da solução para a vida do paralítico. Eles poderiam ter dado esmolas, palavras de consolo; coisas que não resolveriam o problema,mas que amenizaria suas consciências.  Porém o amor desses amigos fez com que eles fossem além.  Observe que eles o levam a Jesus,mas como o lugar estava cheio não puderam aproximar-se do Mestre. E mais uma vez eles vão além;sobem no telhado com o paralitico e fazem um buraco no teto por onde o baixam em frente a Jesus. Ele então é curado. Quando decidimos abrir mão da nossa casa, família, conforto, cama, TV, descanso para cuidar o outro, estamos manifestando o amor verdadeiro. Foi isso que Jesus fez por nós. Ele deixou a glória do céu para vir a terra, por amor a mim e a você. 

3. Além da Indiferença – Lucas 10. 29-35 – A parábola do Bom Samaritano 
Essa parábola é contada por Jesus, e nela Ele mostra que o Sacerdote e o Levita que representavam os crentes da época, foram indiferentes ao  homem que havia sido assaltado, e agredido quase até a morte. Jesus nunca foi indiferente as pessoas, mesmo sabendo que no momento mais difícil da sua vida, todas elas o abandonariam. O verdadeiro amor não é indiferente. Ele vê o outro e esta disposto a ir em direção a ele para ajudá-lo.  Deus nos amou de tal forma que deu o seu único filho para morrer em nosso lugar.  

CONCLUSÃO: O amor precisa ir além do ressentimento, do comodismo, conforto pessoal, e da indiferença. Mas qual é o limite do amor? O limite do amor é a cruz, e o modelo é Jesus. Por precisamos crescer muito. Ele foi capaz de amar pescadores e torná-los apóstolos. O amor vê o sobrenatural e doa até o que o isso se torne real.   Quem não ama, não conhece a Deus pois Deus é amor. Para conhecer mais a Deus é preciso amar aqueles que estão perto de nós.


Comentários