O Culto nunca acaba - Pastora Ana Paula


Texto bíblico: Salmo 50
INTRODUÇÃO: O dia em que entregamos nossa vida a Jesus, é o dia mais importante de nossa vida. Nós que antes éramos pecadores condenados a morte eterna,  encontramos o amor verdadeiro que foi capaz de morrer em nosso lugar para nos dar a vida eterna. Que dia maravilhoso!  O tempo prova o amor, e o medida que caminhamos com Ele, duas podem acontecer: ou ficamos perplexos e quebrantados,  ou, cínicos e religiosos. A religiosidade é o pecado mais condenado na bíblia; ela acontece quando passamos a realizar obras religiosas sem que nosso coração esteja plenamente ligado a Deus. No Antigo Testamento, apenas uma pessoa podia entrar na presença de Deus; era o sacerdote. Quando Jesus vem e morre na cruz, Ele nos concede essa autoridade de estarmos na sua presença constantemente.  I Coríntios. 10:31:  Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. O culto nunca acaba quando eu entendo que:

Pergunta de diálogo: o que fazemos para não ter um comportamento fora e outro dentro da igreja?

1.  É impossível me esconder de Deus – v.1. No Salmo que lemos, Deus fala “de um lado a outro da terra”, mostrando sua onipresença. Em nossa caminhada de fé, nos tornamos religiosos quando pensamos que podemos esconder de Deus nossos pensamentos mais secretos. Hebreus 4:13.  Esse pensamento nos levará a agir da mesma forma, tendo um comportamento na igreja e outro fora dela.  Imaginando erroneamente que podemos entrar e sair da presença de Deus.  Assim sujeitamos apenas algumas áreas da vida a vontade de Deus, e nas outras áreas sujeitamos a nossa própria vontade.

Pergunta de diálogo:  O que devemos fazer para manter acessa a chama do amor por Deus?

2.  Minha adoração não pode ser mecânica – v. 8-9, 13 -  O povo cumpria  todos os sacrifícios corretamente. Se fosse hoje, poderíamos dizer que eles não faltam aos cultos, as células e a todas as programações da igreja. Mas o que Deus está condenando é porque eles faziam isso apenas por costume e regra e não com o coração nEle.  Isaias 29:13, Mateus 7:22-23. Nosso culto precisa ir além de músicas e orações decoradas. I Coríntios 11:29-30. A religiosidade atrai espíritos de enfermidades, e de morte. Isso é muito sério. Precisamos perguntar a Deus de que maneira Ele deseja que o adoremos; se com cânticos, gritos, danças, pulos, ou palmas. O culto é para Ele!  Não me refiro aqui apenas ao ambiente da igreja, mas em todo tempo, em qualquer lugar.

Pergunta de diálogo:  Comente da frase: “O reconhecimento do pecado é o começo da salvação.”

3. A cruz tem um valor inestimável: v. 21-22 – A religiosidade do povo  fez com que eles acreditassem que Deus era como eles e que por isso não iria repreendê-los. A religiosidade cria uma falsa intimidade. Para o religioso o pecado não é mais algo tão grave, e por isso ele não precisa confessar e se arrepender. Quem não se considera pecador não precisa de um salvador.  A cruz é para todos aqueles que entendem que por ela que Jesus nos concedeu perdão, e que ela é necessária não apenas uma vez, mas diariamente.

CONCLUSÃO:  Adoração é o reconhecimento de que Deus existe e se faz presente em todo lugar. Nosso grande desafio é entender que O CULTO NUNCA ACABA. Onde quer que estejamos, ali Deus está, e deve ser adorado por nosso falar, sentar, levantar; fruto de um coração completamente apaixonado por  Ele.  

“ Quanto ao Senhor, seus olhos contemplam toda a terra, para revelar-se poderoso para com aqueles cujo coração é plenamente dele...” 2 Crônicas 16.9a


Comentários

Postar um comentário