• O Amor mora aqui!

    Onésimo e o caminho da restauração - Pr. Biromenau Dorneles



    Texto Bíblico: Filemon 1: 10-13

    Introdução:  A carta é escrita por Paulo a Filemon um irmão que fazia parte da igreja de Colossos. Na carta, Paulo fala de Onésimo, escravo de Filemon que havia fugido por causa de um roubo. O fato de Onésimo ter um nome, significa que ele era um escravo de confiança. Escravos não tinham nome e eram marcados a ferro com numero ou com marca do seu dono.  Após a fuga, não se sabe como, mas Onésimo chegou a Paulo que estava preso possivelmente em Roma. Ali Onésimo se converte, se arrepende e Paulo o envia novamente para seu dono com a carta em mãos.
    Pergunta de diálogo: Compartilhe uma área da vida que Jesus tenha te libertado.

    1.  Antes Escravo -  Onésimo comete dois erros graves: ele roubou o seu dono e fugiu. As consequências seriam de mutilação das mãos a morte por crucificação. Onésimo sabia que não tinha saída. Todos aqueles que não entregaram a sua vida a Jesus são escravos do pecado (João .34). E nós quando pecamos e nos deixamos levar pelo pecado e suas consequências, também nos colocamos na condição de fugitivos e escravos.  Paulo foi peça importante para na conversão de Onésimo. Com certeza o escravo já havido falar de Jesus na igreja que se reunia na casa de Filemon, onde Paulo ia pregar.  Sejamos um agente de libertação na vida daqueles que ainda não conhecem a Jesus. (Isaías 61.2)
    Pergunta de diálogo: Comente o versículo: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8:32

    2.  Agora Livre -  Onésimo vai a Paulo e se converte genuinamente (Filemon 1: 16), a ponto de Paulo enviá-lo novamente com uma carta de defesa, pedindo que Filemon o receba como ao próprio Paulo .Em Filemon 1.10-12,  Paulo expressa um grande amor por Onésimo, gerado em Cristo ali na sua prisão. Agora Onésimo não é mais escravo do pecado mas livre pelo nome de Jesus.  É possível que Filemon além de tê-lo perdoado também o tenha libertado da escravidão pois Filemon 1. 18-19, Paulo assume a dívida do escravo. Que amor sobrenatural. Ninguém nasceu para ser escravo. A vontade de Deus é que sejamos livres, e para isso  Ele sacrificou seu filho em nosso lugar.  Jesus pagou a conta de nossos pecados.

    Conclusão: O amor de Deus restaura vidas.  O amor de Deus na vida de Paulo lhe fez dar a vida pelo evangelho e ser instrumento de Deus na conversão de Filemon a Jesus; o amor de Deus na vida de Filemon, o fez perdoar o escravo Onésimo e  libertá-lo. A exemplo de Paulo, leve o amor de Deus a outros. A exemplo de Filemon, perdoe aqueles que te ofenderam e liberte-os. A exemplo de Onésimo receba o evangelho e seja verdadeiramente livre. Aproveite a oportunidade que Deus te da hoje e seja restaurado.

    0 comentários:

    Postar um comentário

     

    ...

    AGENDA PIBPBA

    TADEL NAS CASAS
    Terça-feira | 19h

    CÉLULAS
    Quarta e Sábado

    AVIVA
    Sábado | 19h30

    CULTO DE CELEBRAÇÃO
    Domingo | 9h, 17h e 19h

    ...

    #PIBPBA

    WhatsApp (67) 9992-8000
    Fixo: (67) 3668-3036

    Rua Wladislau Garcia Gomes, 1390, Centro,
    79500-000, Paranaíba/MS.

    primeiraigrejab@gmail.com

    ...

    Formulário de contato

    Nome

    E-mail *

    Mensagem *