• O Amor mora aqui!

    PRINCÍPIOS PARA VIVER COM SABEDORIA - Pastor Rodrigo Mendonça



    INTRODUÇÃO: Referência Tiago 1:5-18. O autor desta carta é Tiago o irmão do Senhor Jesus Cristo, um dos principais líderes da igreja em Jerusalém. Tiago ao escrever esta carta tem por objetivo ensinar aos crentes que haviam sido espalhados por todo o “mundo” reconhecerem que: a) o crente passará por muitas provações em sua vida; b) as provações do crente são compatíveis com a sua fé em Cristo; c) as provações são variadas, mas passageiras, e têm por finalidade nos tornar pessoas maduras em nossa caminhada cristã (vs. 2-4). Para viver com sabedoria precisamos aprender dois princípios fundamentais (aprender a lidar com as provações e aprender a lidar com as tentações).

    I. Aprenda a lidar COM AS PROVAÇÕES

    1. Peça e busque Sabedoria – v. 5-8 O que é sabedoria? Sabedoria é mais que conhecimento. Sabedoria é o uso correto do conhecimento. Exemplo: Conhecimento é conhecer a Bíblia. Sabedoria é usar a Bíblia de maneira correta e verdadeiramente.
    2. Diante da prova é preciso orar com fé – v. 6-8.  Tiago compara o homem que ora a Deus, mas duvida, a três figuras: A) As ondas do mar (1:6) – É a pessoa que oscila entre fé e incredulidade. B) Mente dividida (1:6). A fé diz sim, mas descrença diz não.  C) Alma dividida (1:8). É tentar andar em dois caminhos. Resultados negativos ao crente que ora, mas duvida: a) Fracasso na oração (1:6). b) Inconstância espiritual (1:8).

    II. Aprenda a Lidar COM AS TENTAÇÕES – V. 13-18- Uma pessoa imatura transforma provas em tentações. Provas são testes enviados por Deus. Tentações são armadilhas enviadas por Satanás.

    1. Atitudes para vencer as Tentações
    1.1 Não culpe a Deus pela tentação – v. 13-16 Não culpe a Deus pela tentação. Ele é absolutamente santo para ser tentado e ele é absolutamente amoroso para tentar. Deus nos prova como provou a Abraão, mas ele não nos tenta. A prova é para santificar. A tentação é para derrubar. 1.2 Reconheça a bondade de Deus (vs.17). Deus é bom eternamente, generoso e imutável. O Senhor lhes concederá graça e sabedoria para lidar com as tentações. 1.3 Olhe para dentro e considere a natureza divina em você – v. 18.Todo o que é nascido de Deus pode vencer o mal por quer a natureza de Deus está nele.
    ( 2 Coríntios 4:8,9,16-18).

    Conclusão: Que possamos crescer em sabedoria e cheguemos a maturidade que Deus deseja para cada um de seus filhos ( Ef. 4:13-14).

    Perguntas para diálogo: 1) Para você o que é uma pessoa sábia? Como você tem lidado com as provações da vida? Você já teve atitudes que não foram sábias? Comente?



    0 comentários:

    Postar um comentário

     

    ...

    AGENDA PIBPBA

    TADEL NAS CASAS
    Terça-feira | 19h

    CÉLULAS
    Quarta e Sábado

    AVIVA
    Sábado | 19h30

    CULTO DE CELEBRAÇÃO
    Domingo | 9h, 17h e 19h

    ...

    #PIBPBA

    WhatsApp (67) 9992-8000
    Fixo: (67) 3668-3036

    Rua Wladislau Garcia Gomes, 1390, Centro,
    79500-000, Paranaíba/MS.

    primeiraigrejab@gmail.com

    ...

    Formulário de contato

    Nome

    E-mail *

    Mensagem *