VENÇA A SI MESMO - Pr. Diego M. da Silva



Gn.4: 7  Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.

INTRODUÇÃO: Se não decidirmos ter uma vida que agrada a Deus nosso maior inimigo pode estar diante do espelho. Se vencermos nosso comodismo e nos empenharmos em crescer, venceremos. Portanto, é imprescindível vencer a si mesmo, vejamos 3 pontos importantes para isso. 

1. SENSATEZ.:  Igual a ter bom senso; ser ajuizado, avisado, discreto, prudente. Gn.4: 7 “Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se... procederes mal”
Recolheça o erro, sem dratiza-lo. Admita se sua atitude é boa ou ruim o Diabo é o pai dos extremos, Caim tentou resolver seu conflito com uma situação extrema homicídio. Tem aqueles que escondem a ferida ou idolatram, mas Deus quer que você trate-a. 

2. SABEDORIA. Gn.4: 7  “... eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti,...” Se Caim tivesse meditado no que Deus disse, ele teria achado cura para sua ira, ou se ao menos, ele tivesse a sabedoria de reconhecer que era capaz de dominar aquela ira, o assassinato de Abel não precisaria ter acontecido. Ele não procurou saber mais sobre o assunto, meditar, buscar um conselho com os pais, eu ter a humildade de aprender com que acertou (Abel).

3. SUPERAÇÃO. Gn.4: 7  “...mas a ti cumpre dominá-lo.” Apesar de pressionado, desanimado, despreparado, em desvantagem, eu resolvo continuar, dar mais um passo, não entregar o domínio da minha vida, as dores, perdas frustrações, decepções, mais eu se for preciso gritar ainda assim eu direi, que vai me dominar é Deus. 

CONCLUSÃO: Eu vou pra Jesus quando abandonar seus erros. Venha para Deus mesmo com suas falhas, mas assuma um compromisso de ser tratado. 

Comentários