O Amor - Pr. Ronaldo Leite Batista



Introdução: Corinto era uma grande cidade, habitada por cidadãos de diversas nações com costumes e religiões bem diferentes. Era considerada uma cidade de moral frouxa, tanto que a expressão corintianizar significava imoralidade. Paulo escreve a para dar instruções que a igreja pediu; são questões matrimoniais, consumo de carne sacrificada aos ídolos, dons espirituais, etc. A igreja estava confusa, dividida em quatro partidos (Apolo, Cefas, Paulo e Cristo). Por isso escreve o maravilhoso capitulo 13, o hino do Amor. Para a cura dos relacionamentos e em busca da unidade da igreja Paulo mostra que o Amor é a solução, pois ele é Supremo, Completo e Eterno.

O Amor é:

1. Supremo. (1 a 3) É bastante fácil ficar fascinado por um discurso eloquente, ficar hipnotizado pela mágica das palavras, e passar por alto por aquilo que realmente interessa. Profecia, Conhecimento e Fé são dons uteis e importantes para a Igreja, mas precisam ser validados pelo amor, pois sem amor nada é. Sem o amor, a mais bela de todas as virtudes não passa de mera aparência, um ruído vazio de significação; em suma, não passa de algo grosseiro e ofensivo. Quando fazemos tendo por motivação o amor, a igreja cresce unida e para gloria de Deus.

Pergunta 1. O que é amor para você?

2. Completo. (4 a 8a) Neste trecho da palavra de Deus vemos a natureza do amor. O amor tudo sofre: Do verbo “stego’ do grego que traz a ideia de cobrir (vai que eu te dou cobertura) Tudo crê: vê no outro sempre o melhor. Acreditar nas pessoas, voto de confiança. Tudo espera. O amor é recheado com esperança. Tudo suporta. Ideia de constância. Não uma aquiescência paciente, resignada, mas uma fortaleza ativa, positiva... faz sua parte sejam quais forem às dificuldades.

Pergunta 2. Como você tem retribuído o amor de Deus?

3. Eterno. (8b a 13) O amor nunca cai. Nunca sofre ruina. Não entra em colapso. Por isso jamais acaba. É indestrutível. Os dons ficarão sem sentido diante de Deus. Mas o amor permanecerá. Em parte, profetizamos, todo conhecimento é parcial também, quando estivermos face a face com Jesus os dons como esses e outros que os coríntios superestimavam não terão mais sentido nenhum, mas o amor é perfeitamente completo e eterno.

Pergunta 3. O que você tem aprendido sobre o amor na sua caminhada cristã ?

Conclusão: Deus é amor e nós seus filhos temos sua essência. Quanto mais vazios de nós mesmo e mais cheios do Espirito, mais amaremos como Ele nos ama.

Comentários