CORRIDA DA VITÓRIA - Pastora Ana Paula


Texto Bíblico: Hebreus 12: 1-3

INTRODUÇÃO: A vida é uma estrada. A vida com Jesus é um corrida, é um trajeto com começo, meio e fim. Nessa corrida que Deus nos propôs, haverá muitas curvas, descida, subidas, momentos de choro, e de alegria. Nós não conhecemos toda a corrida, mas o Pai conhece e Ele já preparou tudo o que precisamos para chegar até o fim dela e alcançarmos a vitória. Ele também nos conhece e nos capacita cada a dia a correr. O texto de Hebreus vai nos dar dicas dicas importantes para corrermos e chegarmos no final da corrida:

Pergunta: Você já teve que abrir mão de um objeto ou perdeu um objeto que tinha um valor especial para você?  Conte-nos como foi.

1. O que deixar? 
►O PESO – embaraço -O autor fala de embaraço e de pecado, isso significa que são coisas distintas. Mas o que são os embaraços?  Eles podem ser traduzidos de muitas formas, como por exemplo, uma intenção, um desejo humano que toma proporção maior e nos conduz ao pecado. O peso impede o corredor de avançar com agilidade. Vamos ver aqui duas situações assim: 
Quando as coisas estão boas. Podemos perder rapidamente o foco, quando recebemos uma benção da parte de Deus. Nosso coração se enche de desejos fúteis, prazeres humanos, desejo por descanso, dinheiro, sossego. Ezequiel 16. 49 nos mostra que o erro de Sodoma (cidade destruída junto com Gomorra pela ira de Deus), foi a fartura, e a despreocupação. Isso levou esta cidade ao pecado. Em 2 Samuel 11:1-4 , a bíblia diz que era tempo dos reis irem para a guerra, e Davi escolheu ficar no palácio, descansando. Da sacada ele vê Betseba, adultera com ela, e marca pra sempre sua história e a história dos seus filhos. As facilidades são pesos que nos impedem de avançar.
Quando as coisas vão mal, também podemos perder o foco. Olhamos para as dificuldades e perdemos a noção do trajeto, assim paramos ou reduzimos a corrida. Agora o inimigo é outro, não é o riso fácil, o dinheiro no banco, a tranquilidade. Agora é a doença, o desemprego, a falta de paz, a possibilidade de perder, é o divórcio, a inimizade, a falta de perdão. O inimigo é o medo. O medo nos faz ver o que não é verdade. Imaginamos coisas e ouvimos coisas. O medo nos paralisa. O medo cria um mundo ilusório. As dificuldades são pesos que nos impedem de avançar. 

►O PECADO – o pecado é desobediência a tudo aquilo que Deus condena. O fim do pecado é a morte, e quem escolhe viver deliberadamente no pecado, está fora da corrida e não chegará ao pódio.  
Pergunta: Se você tivesse em um naufrágio, e tivesse que abandonar sua mala por sobrepeso no embarcação, o que você escolheria dentro dela para levar com você?  
2. O que levar? 
Perseverança e Foco -Hebreus 12.1 

►PERSEVERANÇA é a capacidade de não desistir jamais. Leia 1 Coríntios 1:58 e  Mateus 24.13. O vencedor é aquele que chega até o final da corrida. O pódio é para os vencedores.  

► FOCO: Para chegarmos lá também é preciso de manter os olhar fixo nEle, Jesus o nosso modelo. Hebreus 12.2. Quando Pedro olhou para Ele, andou sobre as águas. Quando olhou para o vento, sucumbiu. Os seus olhos estão fixos em você. Olhe para Ele. Salmo 34.4-5. 
Conclusão:O Senhor te criou para vencer. Ele te fez vencedor. Creia nisso, persevere, avance olhando para Jesus. Pois no final da corrida Ele o receberá em seus braços e o conduzirá ao pódium. Há um lugar de vitória preparado para você.  Deus te abençoe. 

Comentários