A TENTAÇÃO DE JESUS - Pr. Rodrigo Mendonça


INTRODUÇÃO: Mateus 4: 1-11. Esse texto de Mateus apresenta o Espírito Santo conduzindo Jesus Cristo ao deserto para ser tentado pelo diabo. A tentação é real e alcança todos os seres humanos. O que são tentações? O que podemos aprender com a tentação de Jesus? Como podemos vencer as tentações? Tentação são “propostas”; “convites”, “sugestões”, armadilhas, laços de morte.A tentação provém de: a) Satanás. Mateus 4:1; b)Desejos. Tiago 1: 14-16. Os objetivos da Tentação são: Enfraquecer-nos espiritualmente; Destruir nossa comunhão com Deus e com as pessoas, Corromper nossa alma; Nos levar ao pecado e a morte.

CARACTERÍSTICAS DA TENTAÇÃO

1. Despertava desejo (agradável aos olhos -Gn 3: 6b; . Mateus 4: 2-3. As Sugestões do diabo ao despertar o desejo em nós é dizer o seguinte:A)Tome o caminho mais fácil: para que passar necessidades, privações, fome, dificuldades. B) Abra mão dos seus valores: com isso o diabo está dizendo: “Não se importe em quebrar princípios familiares, cristãos, se você pode fazer, então faça.
2. Exaltação do Ego (boa para se comer - Gn 3: 6ª; Mateus 4: 5-6. Sugestões de Satanás: a) Você nasceu para ser cabeça e não calda (lugar elevado); b)Mostre o seu poder aos homens (lança-te daqui a baixo); c)Seja um show man (Ele dará ordens a seu respeito para que não tropece em alguma pedra). 
3. Orgulho e Vaidade (Boa para dar entendimento - Gn 3: 6c; Mateus 4:8-9.
Sugestões de Satanás: a) Do meu lado é “bem melhor”; b)Tenha Autonomia: seja independente em relação a Deus.
 4. CAMINHOS PARA VENCER A TENTAÇÃO: A) Resista ao diabo. (Tiago 4:7); B)Ore a Deus pedindo para que Ele lhe fortaleça e não o deixe ceder à tentação.( Mt 6:13);C)Confie na graça de Deus. Hb 4: 14-16.
 Conclusão: As tentações são inevitáveis e Deus as permitirá em nossas vidas. Porém, o Senhor, nos ajudará a passar por elas e alcançarmos a vitória.

Comentários