ACIMA DOS PROBLEMAS - Pr. Diego M. da Silva



Et. 4:14 Se você ficar calada numa situação como esta, do Céu virão socorro e ajuda para os judeus, e eles serão salvos; porém você morrerá, e a família do seu pai desaparecerá. Mas quem sabe? Talvez você tenha sido feita rainha justamente para ajudar numa situação como esta!”

Resumo do livro de Ester: Ester 1–2 O rei Assuero fica descontente com o comportamento da rainha Vasti e a destitui. Muitas belas jovens virgens do império são apresentadas ao rei para ele escolher uma nova rainha. Assuero escolhe Ester como sua nova rainha. Ester 3–5 Mardoqueu, primo de Ester e pai adotivo, recusa-se a inclinar-se perante Hamã. Como resposta, Hamã elabora um plano para destruir todos os judeus do reino. Os judeus lamentam-se, choram e jejuam para serem poupados. Ester arrisca a própria vida apresentando-se ao rei sem ser convidada. O rei a recebe com bondade e concorda em participar de um banquete com Hamã. Ester 6–8 No segundo dia do banquete, Ester revela ao rei o plano de Hamã para matar os judeus. O rei ordena a execução de Hamã na forca que Hamã preparara para Mardoqueu. O rei honra Mardoqueu e permite que ele e Ester revertam o decreto para matar os judeus. Ester 9–10 Os judeus recebem autoridade do rei para matar seus inimigos no reino. Instituem a Festa de Purim para comemorar sua libertação milagrosa do plano de Hamã.
INTRODUÇÃO: O passado de Ester e uma lei que declara sua morte e de seu povo eram problemas impossíveis de serem mudados, porém ela resolveu viver ACIMA DOS PROBLEMAS e pode ver o milagre, o que podemos aprender com essa história? 
I - APRENDA A SER SIMPÁTICO: Ester 2: 15  Chegou a vez de Ester, filha de Abiail e prima de Mordecai, a moça que Mordecai tinha criado, a moça que conquistava a simpatia de todos os que a conheciam. Quando chegou a sua vez de se encontrar com o rei, ela levou somente aquilo que Hegai, o eunuco responsável pelo harém, havia recomendado. Outros textos que falam da sua simpatia no livro de Ester 2: 9 e 17.
Atos 2:47  louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.
- A simpatia faz com que os outros só olhem nossas qualidades. Ester: escrava, órfão, não tinha estudo, não tinha aula de etiqueta, mas era simpática.
- A pessoa simpática tem a capacidade de amenizar as situações. Colocar alegria nas pequenas coisas.
Pergunta para diálogo:  Na prática o que vc poderia fazer diariamente para melhorar sua vida com Deus ?
II- FAÇA SEMPRE AQUILO QUE A MAIORIA FAZ DE VEZ EM QUANDO.
Est.2:11 “Passeava Mordecai TODOS OS DIAS diante do átrio da casa das mulheres, para se informar de como passava Ester e do que lhe sucederia.”
Por isso temos que fazer sempre:
- Ler a bíblia: Josué 1:8  Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.
- Orar: Salmos 88:1 Ó SENHOR, Deus da minha salvação, dia e noite clamo diante de ti.
- Fazer seu discipulado, ir na célula, cultos: Hebreus 10:25   Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês vêem que o Dia está chegando.
Conclusão: Use sua devoção como uma arma Et.4: 16  Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci.

Faça com intensidade seu devocional, pense de que maneira aplicar o texto bíblico que você leu, Ester provou ter um espírito piedoso e manso que também mostrou grande força e obediência voluntária. A humildade de Ester foi marcadamente diferente das pessoas ao seu redor, e isso a levou a ser elevada à posição de rainha. Ela nos mostra que permanecer respeitosa e humilde, mesmo em circunstâncias difíceis, se não humanamente impossíveis, muitas vezes nos posiciona para ser o vaso de bênção incalculável a nós mesmos e aos outros. 

Comentários