TRANSFORMAÇÃO VERDADEIRA - Pastora Ana Paula


Texto Bíblico: Romanos 12.2
INTRODUÇÃO: O Paraguai é um famoso local de compras. Há alguns anos atrás as pessoas viajavam o Brasil inteiro para fazer compras lá. Muitas pessoas porém, foram enganadas; no ato da compra escolhiam o produto e quando iam abrir a embalagem, era outro, quando não, era uma pedra ou um tijolo. Isso fez com que o Paraguai recebesse a fama de vender produtos fraudulentos e falsificados. Apesar do Paraguai ter mudado, a fama não diminuiu. Até hoje quando compramos algo baratou ou de marca inferior, julgamos que este é do Paraguai.  O que significa dizer que é uma coisa por fora e outra coisa por dentro. Mas infelizmente isso não acontece apenas com as coisas. As pessoas também são assim: uma coisa por fora e outra coisa por dentro. Na busca por uma transformação adquirem comportamentos melhores e se disciplinam para mantê-los. Até conseguem por um determinado tempo. Mas a verdade é que a transformação verdadeira não vem de fora pra dentro, mas dentro para fora, e só Jesus pode realiza-la.

O texto de Romanos 12.2, nos mostra duas coisas importantes:

1. Não se conforme – Rm. 12.2a.
É necessário uma atitude para que a transformação aconteça. É necessário que você dê um basta na situação. Pois nós nos conformamos a muitas coisas na vida (coisas estragadas, quebradas, sujas, bagunçadas, doenças, miséria – assim também nos relacionamentos: casamento ruim, e relacionamentos destruídos). Nos acostumamos com coisas que Deus não se acostuma e toleramos coisas que Deus não tolera.
Vamos ver o exemplo de um homem que não se conformou a situação: (2 Samuel 23:11) seu nome é Samá. O povo de Israel era afrontado pelos filisteus, e a bíblia diz que eles vieram pra destruir a plantação de lentilha. O exército de Israel fugiu, e não quis guerrear. A preguiça, a desistência, a apatia, a passividade, a preguiça, a indiferença, rendição, são atitudes que permitem com que satanás prevaleça. Samá era um homem inconformado. Ele foi forjado na Caverna de Adulão, onde 400 homens desacreditados, endividados e excluídos da sociedade se reuniram com Davi. Desses homens surgiu um exercito poderoso. Dentre esses haviam 3 melhores, e Samá estava entre eles. Sua coragem foi notória porque ele não se conformou com seu nome (Samá significa: desolação), não se conformou com a passividade dos demais (todos fugiram), não se conformou com a afronta dos filisteus ( que representam as afrontas de satanás).
Somos resultado de nossos pensamentos (mente), por isso, Paulo vai dizer que é necessário uma mudança de mente. Essa é a verdadeira transformação de dentro de para fora.

2. Experimente a vontade de Deus (Boa, Perfeita e Agradável) – Rm. 12.2b
A vontade de Deus é que nós desfrutemos da plenitude espiritual, física e emocional que ele nos concedeu. Jesus pagou  um alto preço para que nós vivêssemos nesse patamar de benção. Não fomos criados por Deus para a miséria, para derrota, ou para uma vida de aparência. Deus não esta comprometido com a nossa aparência, mas com a nossa essência. Ele já nos concedeu toda a sorte de benção. Tudo isso está a nossa disposição. É um direito adquirido.  
A bíblia diz que Samá se posicionou, lutou e recebeu de Deus a vitória. Ele pode desfrutar das lentilhas e da terra(fruto do seu trabalho e garantia do seu sustento) .

Conclusão: Lute pelo que é seu. Lute para viver a boa, perfeita e agradável vontade Deus. Não desista da sua transformação e não se conforme e viver uma vida abaixo daquilo que Deus sonhou pra você. Deus te abençoe!

Comentários