O CAMINHO DA ALIANÇA - Plácido e Divina


Jeremias 6:16

INTRODUÇÃO: Neste texto bíblico, o profeta orienta o povo de Israel, que vivendo em pecado, longe dos caminhos de Deus e, por isso, prestes a ser castigado, que eles precisavam voltar ao caminho que os levaria ao descanso para suas almas. A palavra “caminho” representa um modo de vida, um tipo de comportamento. O mais importante de um caminho não é sua beleza, facilidade de acesso, trânsito bom ou seu conforto, mas o destino ao qual ele nos leva (leia Mateus 7:13-14). “Perguntai pelas veredas antigas”. Nos nossos dias, as pessoas não gostam de coisas antigas. Queremos novidades constantes. A música que fez sucesso há seis meses já não nos interessa mais. Queremos a tecnologia mais recente, os aparelhos mais modernos, que também serão descartados dentro de pouco tempo. Até as pessoas tornaram-se descartáveis. Corremos atrás de novidades nas redes sociais, mesmo que sejam fofocas e mentiras. Entretanto, Jesus Cristo não é uma novidade. A Bíblia não é uma novidade. Os valores cristãos não são novidade, por isso, são desvalorizados e descartados pela sociedade. Há coisas novas que são positivas e somos chamados para viver em novidade de vida (Romanos 6:4), mas isso jamais pode significar abandonar os caminhos de Deus. Uma vereda antiga de Deus que tem sido abandonada nos nossos dias é o conceito de ALIANÇA. Na bíblia encontramos alianças de uma pessoa com outra, de uma nação com outra e de uma pessoa ou uma nação com Deus. Em Efésios 5:22-33 a Bíblia compara a aliança de Cristo com a Igreja com a aliança do casamento. Em todas elas encontraremos os seguintes elementos em comum: 1) um juramento solene com uma palavra de bênção (Gênesis 22:16-17; Mateus 28:20); 2) a presença de testemunhas (Deuteronômio 30:19, Atos 1:8); 3) uma refeição, uma ceia (Gênesis 14:18, Mateus 26:26-27); 4) a entrega de um presente para lembrar a aliança (I Samuel 18:1-4, II Coríntios 1:22 e Efésios 1:13-14); 5) derramamento de sangue (Hebreus 9:19-22 e 10:19).
Pergunta de dialogo: O que você precisa mudar em sua vida para ser um homem ou uma mulher de aliança?

A sociedade e, infelizmente, até algumas igrejas, tem abandonado as veredas antigas de Deus, para viver de acordo com suas próprias regras nas seguintes áreas:
1. VIVER JUNTOS COMO MARIDO E MULHER SEM SE CASAR: Nesse tipo de relacionamento nunca há uma aliança, tem sempre um que chegou e não desfez as malas, está pronto para partir. Não tem a coragem de assumir um compromisso mais sério e buscar a benção de Deus para esta aliança, porque está apenas fazendo um teste. 
2. DIVÓRCIO: O divórcio nunca é uma solução, sempre cria outros problemas além daqueles que as pessoas querem resolver com a separação. Só existe divórcio por causa da dureza do coração do ser humano (Mateus 19:8). Sempre será a quebra de uma aliança, significa decidir separar aquilo que Deus uniu, por isso Ele odeia o divórcio (Malaquias 2:14-16).
Pergunta de diálogo: O que você tem ensinado aos outros (filhos, amigos, colegas, etc) sobre aliança?

3. ENSINAR AOS FILHOS SOBRE ALIANÇA: O que você tem ensinado ao seus filhos sobre a aliança com Deus e a aliança do casamento? Você tem preparado seu filho ou sua filha para uma aliança ou para o divórcio? Os pais são os guardiões do coração dos filhos. Deus escolheu você pai e você mãe para transmitir o amor e cuidado para o seu filho. Ensinar sobre aliança exige ser exemplo na sua própria aliança com Deus e com seu cônjuge. Deixe um legado espiritual para seus filhos. Preocupe-se em preparar seu filho ou sua filha para a vida com Deus e o casamento do mesmo modo como você se preocupa com os estudos ou a profissão dele ou dela.
CONCLUSÃO: Desde a antiguidade, Deus tem procurado pessoas dispostas a viver uma aliança com Ele. Foi assim com Noé, com Abraão, Jacó, José, Davi e tantos outros. Nos nossos dias, Deus procura pessoas que aceitem a Nova Aliança selada por meio do sangue de Jesus vertido na cruz do calvário!

Pergunta de diálogo: Você está disposto a fazer uma aliança com Cristo?

Comentários