PERDIDO DENTRO DE CASA - Pr. Diego M. da Silva

INTRODUÇÃO As tragédias familiares nunca são frutos do imediatismo, na realidade as grandes falências familiares são apenas a ponta do iceberg a coisas que os de não estão a mostra mas que começam a minar a estrutura dos lares apenas esperando aos menor contado acionar bombas que tem mutilado famílias inteiras. 

Quais são os VALORES PERDIDOS dentro de casa: valores emocionais como: o respeito, o carinho, o amor, a paciência, a compreensão, a dedicação, o serviço, a harmonia, a paz, a doação de si mesmo, etc. Valores espirituais, como: a oração, o devocional, a fé, o temor de Deus, a meditação na Palavra, e outros. Aparentemente o texto trata apenas de “uma moeda”, mas vale muito mais. O processo de recuperação da moeda por parte desta mulher envolveu cinco atitudes que vejo como sendo a forma de reencontramos nossos valores perdidos.

1. ACENDENDO A CANDEIA: O texto sagrado revela que a mulher acendeu a candeia. Ela buscou mais luz porque havia falta dela e não há como procurar algo no escuro. Acredito que este é um paralelo espiritual de algo que precisamos para reencontrar qualquer tipo de valor perdido, não só em nosso lar como também em nossa vida em Deus.
Que luz é esta que nos auxilia nesta busca? É a ação reveladora do Espírito Santo. Trazer à luz é expor o que estava oculto. Paulo falou aos coríntios sobre examinar-se a si mesmo. Mas creio em mais do que um auto-exame nas horas de conserto. Creio que precisamos nos aquietar perante o Senhor e deixá-lo falar em nosso íntimo pelo Espírito Santo.
Pergunta de diálogo: Cite algo simples que você pode mudar para melhorar o relacionamento com seus familiares?

2. VARRENDO A CASA: Aquela casa necessitava de limpeza. A sujeira que estava lá naquele chão podia esconder a moeda. Não sabemos porque havia sujeira, talvez aquela mulher tenha deixado a janela aberta e um pé de vento trouxe sujeira para dentro de casa. O mesmo acontece conosco. muitas vezes nos expomos demais a este mundo e permitimos que seus conceitos entrem em nossa casa e coração. Às vezes pela TV, ou por meio de não-crentes com quem convivemos. Mas o fato é que quando a sujeita do mundo entra, encobre e esconde de nós aquilo que temos perdido. Se quisermos reencontrar valores, precisamos nos livrar da sujeira que entrou!

3. PROCURANDO COM DILIGÊNCIA = presteza em fazer alguma coisa.
Aquela mulher procurou com diligência seu valor perdido. Tem crente que chora no apelo, mas depois não dá um passo para alcançar aquilo que perdeu em sua vida espiritual ou familiar. A mulher de nossa história empreendeu uma busca diligente, dedicada. Isto fala de disposição de conserto.

4. ATÉ ENCONTRAR: A mulher não apenas foi diligente, como também foi perseverante. A parábola nos revela que ela não parou de buscar enquanto não encontrou aquilo que havia perdido. Enquanto a diligência tem a ver com a “qualidade” da busca, a perseverança tem a ver com a “duração” da busca.
 “para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela perseverança, herdam as promessas.” – (Hb 6.12)


CONCLUSÃO: SEJA O PROFETA DA SUA CASA.  E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: Assim que reencontrou o que havia perdido, a mulher reuniu suas amigas e vizinhas para se alegrarem. O testemunho de restauração sempre animará outras pessoas, especialmente aquelas que estão iniciando a sua busca. Tudo o que Deus nos dá deve ser dividido com outros. Profetize o milagre sobre sua família e sobre todas aquelas que estão ao teu redor. 

Comentários