Uma família abençoadora - Pr. Diego M.da Silva



Davi queria a presença do Senhor bem junto a si. Então, ele reuniu os principais líderes da nação, os representantes do povo, os do exército e dos levitas. E foram todos juntos para trazer a arca da aliança para bem perto do trono de Israel, pois esta estivera “esquecida” na casa de Abinadabe pelo longo período de vinte anos. Davi levantara uma tenda para a arca repousar sob sua sombra em Jerusalém. E estava planejando o louvor e a adoração 24 horas diante da presença do Senhor. Entretanto toda essa alegria transformou-se em frustração e grande tristeza. Nessa primeira tentativa de trazer a arca, Davi não buscou saber a vontade de Deus nas Escrituras, para conduzir a arca da maneira correta, isto é, nos ombros dos sacerdotes. Mas ele havia planejado traze-la da mesma forma que os filisteus fizeram: sobre um carro novo de bois. Os bois tropeçaram no caminho e Uzá, um jovem levita tentou segurar a arca para não cair, e então, ele foi fulminado nesse exato momento pelo Senhor. Um grande temor se apoderou de todos. Deus exigia que sua palavra fosse cumprida: não seriam os bois que conduziriam a arca. E, nesse temor, a arca fora deixada na casa de Obede-Edom. E em apenas 3 meses a presença  Deus tornou o lar de Obede-Edom tão abençoado que chamou a atenção do rei Davi. Essa experiência de intimidade com Deus dentro de casa tornou-se um exemplo de superação e transformação familiar. Nossa família pode ser tão ABENÇOADORA como a desta bela história vejamos:   
                                                                                                                          
Pergunta de dialogo: Comente/Conte uma responsabilidade que foi difícil assumir, mas que hoje você percebe que foi o melhor a se fazer? 

1. TROQUE O MEDO PELA RESPONSABILIDADE. V. 10b... “ mas a fez levar à casa de Obede-Edom, o geteu.”                       
Obede-Edom recebeu a arca da aliança que representava a presença de Deus em um contexto trágico, pois  Uzá, por uma atitude desrespeitosa para essa arca do Senhor, morreu. Porém, Obede não teve medo, mas assumiu a responsabilidade mesmo que em curto prazo de aprender a se relacionar de forma íntima e respeitosa com a presença Poderosa do Criador e o resultada dessa postura está registrado em II Samuel 6: 12 O rei Davi soube que, por causa da arca, o Eterno havia
ABENÇOADO A FAMÍLIA de Obede E TUDO O QUE ELE TINHA.                                             

Pergunta de diálogo: Complete a frase ser generoso é....?                                                                                                                           
2. TROQUE O EGOÍSMO PELA GENEROSIDADE v. 12                                                                   

A história mostra que Obede-Edom e sua família não tiveram dificuldade em compartilhar a arca de Deus, isso prova que quando recebemos o favor do Senhor, temos que generosamente dividir, nosso bom comportamento, doações ou conhecimento espiritual não podem ser usados como uma espécie “amuleto de sorte”, ou como forma de barganha para exigirmos algo. Quando nossa maior recompensa for a presença de Deus, não teremos falta de coisa alguma. Como essa família, que estamos meditando teremos tanto a ponto de dividirmos com uma multidão.                                         
Pergunta de diálogo: Conte um exemplo de fé que você aprendeu com outra família?                           
3. SEJA UM EXEMPLO DE FÉ. v. 12 “Então, AVISARAM a Davi, dizendo: O SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom...”    Exemplo de fé, não é ser perfeito e sim acreditar que apesar de fraquezas posso sempre mudar para melhor. Obede se dispôs a receber a arca mesmo correndo riscos: Davi havia dito: “Como trarei a mim a arca de Deus”? Havia muita desculpa para não receber a arca do Senhor. Alguns poderiam alegar: E se um filho pequeno tocar na arca? Ou se algum parente “sonâmbulo” esbarrasse nela? Obede pagou o preço exigido para ter a arca em sua casa: A bênção decorrente de disponibilizar sua casa para a glória de Deus trouxe o nome de Obede-Edom até os nossos dias. Vale a pena oferecer ao Senhor o nosso melhor, pois Ele nos deu o seu “melhor” (Jesus Cristo, o seu Filho amado). E, na verdade, todas as coisas lhe pertencem… Ele apenas nos dá o privilégio de servi-lo (Rm 16:4-5; I Co 16:19; Cl 4:15).                                                                         


CONCLUSÃO: Amados, abrimos a nossa casa para entrada de muitas coisas. São programações impróprias, são pessoas que não respeitam nossa fé e posição cristã. Abrimos a casa para o excesso de liberdade a filhos, a imoralidade, a indecência, muitas vezes abrimos a casa para o pecado, pois nós somos casa e morada do Espirito Santo. Mas somos incapazes de abrir a nossa casa para a entrada da ARCA, que tipifica a presença de Deus. É tempo de avaliarmos a nossa casa, ver qual cristianismo estamos vivendo. Para que estamos abrindo a nossa casa. Pense nisso e abra a sua casa para Deus!

Comentários